Criar uma Loja Virtual Grátis



Partilhe esta Página


Desperdício; renove suas idéias!
Desperdício; renove suas idéias!

03-12-2013

Desperdício; renove suas idéias!

O Brasil é um dos países que mais desperdiça alimentos. Entre 30% e 40% do que é produzido vai direto para o lixo. Grande parte deste desperdício acontece entre a colheita e o transporte. Um estudo da Embrapa revela que, só em hortaliças, o total de perda a cada ano é de 37 quilos por habitante, enquanto que a ingestão desses vegetais não passa dos 35 quilos no mesmo período. Nos países desenvolvidos, esse número é de 10%.

Com propósito de diminuir a quantidade de resíduos que vão para os lixões/aterros, existe um conceito chamado 3R’s (reduzir, reutilizar, reciclar):

Reduzir: a quantidade de lixo pode ser reduzida significativamente quando se consome menos e de forma racional por meio do racionamento do uso de materiais e de produtos que usamos em nosso dia a dia.

Reutilizar: propõe a reutilização de materiais comuns, dando-lhe outra função. O desperdício é uma forma irracional de utilizar os recursos e diversos produtos que podem ser reutilizados antes de serem descartados, podendo ser usados na função original ou criando novas formas de utilização.

Reciclar: é o termo usado quando o produto de origem industrial, artesanal e agrícola, que foi usado e descartado ao fim de seu ciclo de produção e utilização, é refeito, por indústrias especializadas.

Não jogue fora as sobras:Aprenda a reciclar as sobras de alimentos: do feijão, faça sopa. Com arroz, cenouras cozidas, carne assada ou o que restou da bacalhoada prepare deliciosos bolinhos. Frutas azedas ou maduras demais viram compotas, geleias e recheios para bolo.

O consumo consciente busca o equilíbrio entre a satisfação pessoal e a  sustentabilidade do planeta, lembrando que a sustentabilidade implica em um modelo ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável. O consumidor consciente reflete a respeito de seus atos de consumo e como eles irão repercutir não só sobre si mesmo, mas também sobre as relações sociais, a economia e a natureza.

“Você deve ser a mudança que você deseja ver no mundo.” (Mahatma Gandhi)