Partilhe esta Página


10 DICAS IMPORTANTES PARA UM BOM DDS
10 DICAS IMPORTANTES PARA UM BOM DDS

02-12-2013

10 DICAS IMPORTANTES PARA UM BOM DDS

DDS: É um programa destinado a criar, desenvolver e manter atitudes prevencionistas na Empresa, através da conscientização de todos os empregados. Observe e pratique as 10 dicas abaixo para realizar um bom DDS.

    1. Tenha sempre em mente o objetivo do DDS: Criar condições para que os trabalhadores possam trocar informações, apresentar idéias, comentar dúvidas e dificuldades relacionadas a segurança, saúde e meio ambiente.
    2. Considerando sempre as carcterísticas do grupo,busque temas interessantes e atuais.Peça sugestões, pesquise na internet, jornais e revistas. Use acontecimentos do dia-a-dia, da equipe como algo ocorrido no trabalho, com familiares, no trânsito, fatos importantes divulgados pela imprensa, entre outros assuntos que possam servir como fonte de informação ao grupo.
    3. Faça um DDS sobre o DDS explicando seus objetivos e funcionamento. Deixe claro a importância da participação ativa de todos.Lembre-se devemos buscar uma participação de 100% dos colaboradores.
    4. Incentive a participação do grupo convide-os para conduzir o DDS. Você pode elaborar uma escala de rodízio repassando essas dicas para o próximo líder.Combine com o grupo dias e horários apropriados; planeje o local e o assunto a ser tratado.
    5. Exponha o assunto de forma clara e com linguagem adequada, é importante considerar o nível de entendimento dos participantes.
    6. Em média utiliza-se de 10 a15 minutos para a realização do DDS, podendo variar de acordo com o interesse do grupo, a importância do tema e a habilidade do líder que esta coordenando.
    7. No momento do DDS, o líder deve ficar atento para que os participantes não se dispersem e/ou iniciem outro assunto fora do contexto apresentado. Lembre-se não devemos perder o foco do DDS.
    8. Eventualmente, convide profissionais de outras áreas para falar de temas técnicos.Poderão ser convidados engenheiros ou técnicos, ou seja, pessoas que conheçam mais a fundo o tema a ser tratado.
    9. Utilize os últimos minutos para a conclusão da ideia inicial.Deixe aberto para exposição de ideias do grupo. Tenha cuidado com sugestões para que não tenham a conotação de promessa, pois se a mesma não for cumprida, o DDS ( e até o prórpio líder) poderá perder a credibilidade.
    10. É importante registrar o DDS. Elabore um formulário de DDS para sua empresa, contendo data, horário, local, líder, entre outros. O registro possibilita o gerenciamento do DDS, como ferramentas para identificação de novos temas e controle de temas ja abordados, evitando a repetição dos mesmos. Também serve para acompanhar a participação do grupo, durante as reuniões.