03-12-2013
O trabalho em equipe é tão fantástico e importante, e produz resultados tão positivos que muito em breve não haverá lugar no mercado para quem não souber trabalhar assim. A era do individualismo, onde se valorizava aquele que sabia muito, resolvia tudo sozinho, altamente centralizador de informações e serviços, acabou. Uma das vantagens do trabalho em equipe é o fato de que o ponto fraco de um, em determinada área, é suprido pelo ponto forte do outro; assim, praticamente não há pontos fracos numa equipe unida em torno dos mesmos objetivos, sejam eles pessoais ou profissionais. Por outro lado existe também, outra grande vantagem, pois a soma das potencialidades das pessoas da equipe é maior que qualquer tipo de problema. Não há obstáculo que impeça uma equipe motivada de alcançar o seu objetivo.
O TRABALHO EM EQUIPE COMO FATOR DE QUALIDADE
As transformações sociais pelas quais passamos nas últimas décadas também desencadearam mudanças nas relações de trabalho. O conceito de competência foi ampliado e hoje ser competente não significa apenas demonstrar o conhecimento técnico exigido pela profissão, mas também ter autonomia para solucionar problemas e disposição para participar ativamente no ambiente de trabalho, tomando decisões e assumindo responsabilidades com base no trabalho em equipe.
Em outras palavras, qualificação está baseada no conjunto de capacidades técnicas, mas principalmente na capacidade de organizar, coordenar, inovar, agir em situações nem sempre previsíveis, decidir e cooperar com a equipe de trabalho. Essas competências, construídas mediante aprendizagem em situações de trabalho ou não, configuram-se hoje como indispensáveis para o profissional garantir seu lugar ao sol.
Habilidades como saber se comunicar, negociar no grupo, apresentar as próprias idéias, discutir, ser curioso, saber ouvir, valorizar a opinião dos membros do grupo e perceber como a diversidade de visões sobre um mesmo problema enriquece uma discussão são atributos indispensáveis para o processo do trabalho em equipe.
O sentido de equipe nasce da integração indivíduo/organização, evidenciada pela adesão espontânea aos compromissos e metas, sem a imposição de valores ou procedimentos. Só existe equipe quando todos conhecem os próprios objetivos e as metas da empresa e desenvolvem uma visão critica a respeito do desempenho de cada um e do grupo.
No trabalho em equipe, quando um perde, todos perdem; quando um ganha, todos ganham; quando todos cooperam, fica mais fácil realizar as atividades e os serviços ganham em segurança, produtividade e qualidade.