Criar um Site Grátis Fantástico



Partilhe esta Página


PERCEPÇÃO DE RISCOS
PERCEPÇÃO DE RISCOS

02-12-2013

DEFINIÇÕES

Perigo:Fonte ou situação com potencial para provocarperdas ou danos (pessoal/material).

Risco:É a avaliação do perigo, quando associamos a probabilidade da ocorrência de um evento perigoso, com a gravidade das suas conseqüências.

PERCEPÇÃO DE RISCOS é a forma como nós pensamos sobre o risco, e inclui um conjuntode crenças e valores que dão significado a um acontecimento ameaçador.

PORQUE FICAMOS EXPOSTOS AOS RISCOS? 

Porque ignoramos procedimentos Porque toleramos  as más condições→ Porque ignoramos  o risco→ Porque mantemos hábitos inseguros.

O risco persiste porque o convívio freqüente com ele, ao longo do tempo, se incorpora à normalidade das tarefas. Este fato leva o trabalhador a se acostumar com a situação inadequada, fazendo parte do ambiente de trabalho.

COMO  PERCEBER E AVALIAR OS RISCOS? 

É necessário conhecer o local onde será realizado a tarefa, observando com atenção todos os aspectos que possam ocasionar um acidente ou atraso. Fazer o reconhecimento da área avaliando os fatores de riscos, especificando as medidas preventivas que possam eliminar, neutralizar ou minimizar cada um dos riscos identificados, através da elaboração da Análise Preliminar de Risco - APR. 

ATENÇÃO:Se mesmo com todas as medidas implantadas para reduzir ou eliminar osriscos, a execução da tarefa trouxer insegurança, NÃO EXECUTE! Chame o chefe imediato ou SESMTpara auxiliar nas medidas corretivas. Se algo deu errado naa tarefa que você programou, ocorreu umdesvio – PARE IMEDIATAMENTE, REAVALIE OS RISCOS E REFAÇA A APR!

IMPORTANTE:  

  1. Venha para a empresa se sentindo bem para o trabalho;
  2. Tenha certeza que pode executar as tarefas de forma segura;
  3. Siga todos os procedimentos e regras de segurança;
  4. Interrompa a atividade se ela oferecer algum risco;
  5.  Zele pela sua segurança e de seus companheiros de trabalho.
LEMBRE-SE: “Segurança é parte integrante de toda atividade, não uma atividade à parte”