02-12-2013
O capacete de segurança tem por finaldade protger o crânio e o couro cabeludo contra impactos, penetrações de partículas, choque elétrico e projeções de materiais incandescentes ou respingos de produtos químicos.
Este equipamento de proteção tem larga aplicação nas atividades onde se executam trabalhos em diferentes níveis e onde ferramentas e diversos objetos possam cair acidentalmente ou ainda, onde o próprio meio em que a pessoa se movimenta possibilita batida com a cabeça.
É um equipamento que aparentemente basta mantê-lo na cabeça para estar protegido. Porém, embora pareça elementar é necessário que os usuários tenham informações de suas características técnicas e de alguns cuidados de sua utilização e conservação.
O casco do capacete é confeccionado em celeron, que é um derivado de fenol, prensado em três lonas, o que garante resistência a impactos, penetrações e incondutibilidade elétrica.
A parte interna do capacete é formada pela suspensão. Fabricada de material com resistência precisamente calculada e comprovada, a fim de evitar que em caso de impacto o casco encoste na cabeça do usuário.
A suspensão é constituída pela carneira (parte da suspensão que envolve circularmente a cabeça), coroa (conjunto de tiras que mantém o capacete sobre a cabeça do usuário com conforto e segurança), tira absorvente de suor (parte integrante da carneira e que fica em contato com a testa do usuário), tira da nuca (parte posterior da carneira, ajustável).
A suspensão do capacete é peça de reposição deste EPI, podendo ser solicitada quando necessário, em caso de desgaste.
Outra parte importante é a jugular, que é formada por correias com ajuste no queixo, para maior fixação do capacete à cabeça. O uso desta parte do equipamento é imprescindível em serviços executados em lugares altos, onde os movimentos com a cabeça são mais constantes ou onde existe a possibilidade de se esbarrar e o capacete cair da cabeça.
Para ser aprovado
Em praticamente toda área da usina existe grande variedade de riscos que podem ter como consequência a lesão do crânio. É por isto que o capacete de segurança é considerado um EPI indicado e de uso obrigatório para todo empregado ou pessoa que trabalhe ou transite na área operacional da usina.
RECOMENDAÇÕES SOBRE O USO E CONSERVAÇÃO