15-12-2013
CINTO DE SEGURANÇA NO ÔNIBUS BOM NEGÓCIO PARA TODOS
Desde1999, ônibus rodoviários devem oferecer cinto de segurança para todos ocupantes. Alguns empresários do setor consideraram mais um custo na hora de renovar a frota. Mais foi a maior contribuição do código de trânsito brasileiro (CTB) para as empresas de transporte rodoviário de passageiros reduzirem custos, embora muitos não tenham percebido.
Segundo informações da sociedade brasileira de ortopedia e traumatologia o uso do cinto de segurança pode reduzir em até 75% o número de mortos e feridos num acidente de ônibus.
Em março de 2012, o tombamento de um ônibus, deixou 14 mortos e 26 feridos. Apenas o motorista que usava o cinto saiu ileso. Passageiros foram arremessados para fora do veículo, outros projetados internamente. A carroceria ficou relativamente em boas condições. Provavelmente, se todos estivessem com o cinto o número de vítimas seria muito menor.
O uso do cinto de segurança também é obrigatório nos ônibus de acordo com o:
ART. 65 do CTB
É obrigatório o uso do cinto de segurança para condutor e passageiros em todas as vias do território nacional, salvo em situações regulamentadas pelo CONTRAN.